Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Batalhão Ambiental apreende dez toneladas de pirarucu ilegal em embarcações no Porto do São Raimundo

Os pescados vinham em situação irregular de Tapauá, interior do Amazonas, e seriam vendidos na capital

Cerca de 10 toneladas de pescado ilegal, da espécie pirarucu, e 20 metros cúbicos de madeira em situação irregular foram apreendidas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, no Porto do São Raimundo, Zona Oeste de Manaus.

Segundo informações da polícia, durante abordagem de rotina, duas embarcações estavam com os materiais de forma ilegal. Os barcos vinham do município de Tapauá, distante 448 quilômetros da capital, pelo Rio Purus, com destino a Manaus.

Ainda conforme o Batalhão Ambiental, os proprietários não apresentaram a documentação necessária para transportar ou comercializar o pescado ou para carregar madeira. Dois homens foram encaminhados ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Crime ambiental

Segundo o Major Santos Correia, do Batalhão Ambiental, os suspeitos vão responder por crime ambiental. “O pirarucu foi encontrado no porão da embarcação, sem autorização para manejo. A madeira estava sem o documento. Por enquanto, duas pessoas vão ser apresentadas. Já acionamos o delegado para fazer os procedimentos necessários”, explicou.

A pesca do pirarucu só é permitida em áreas de manejo. É preciso apresentar guia de transporte ou guia de comercialização, obtidos no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para o transporte de madeira, é necessário obter o Documento de Origem Florestal (DOF), também junto ao Ibama.

O major informou que o pescado será doado para 70 instituições filantrópicas do estado. A apreensão é um desdobramento do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras, da Polícia Militar com o comando de policiamento ambiental, batalhão ambiental e operação Hórus, do programa Vigia do Ministério da Justiça.

 

 

Texto com informação da Assessoria

Fotos: Reprodução

Sair da versão mobile