A Base Fluvial Tiradentes, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), iniciou operação na calha do rio Japurá e vai fortalecer a segurança em toda a região do Médio Solimões. Nesta segunda-feira (10/04), foram realizadas abordagens a embarcações nas proximidades do município de Maraã (a 631 quilômetros de Manaus) em conjunto com a Marinha do Brasil.
Por determinação do Governador Wilson Lima, a base da PMAM vai se instalar na localidade por tempo indeterminado. Durante as primeiras ações, em conjunto com a Marinha do Brasil, as equipes realizaram abordagens a embarcações suspeitas de transportar entorpecentes na região.
De acordo com o Secretário Executivo do GGI-F, capitão Diego Magalhães, a instalação da Base no local visa fortalecer as operações e dar um reforço na segurança não só para Maraã, mas para todos os municípios que ficam à margem do Médio Solimões.
“A Base Tiradentes já está atuando, por meio da operação Fronteira Mais Seguro e vai atuar nesta calha do rio Japurá, próximo a cidade de Maraã, realizando abordagens a embarcações. Ontem, por exemplo, atuamos junto com a Marinha do Brasil em uma ação de abordagem a duas embarcações suspeitas que passavam pelo local, e dessa forma estamos ampliando o policiamento e levando mais segurança aquela região”, disse o Secretário.
Além da Base Tiradentes, a SSP-AM coordena a Base Fluvial Arpão, instalada às margens do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e com efetivo da operação Fronteira Mais Segura/Hórus espalhado pelos 61 municípios do Estado do Amazonas.
FOTOS: Divulgação/SSP-AM