Os parlamentares da bancada federal de Roraima tem diálogo amistoso com a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, em audiência no Estado, realizada nesta quinta-feira (11). Na ocasião, o governo do Estado, Antônio Denarium (PP) também estava presente e pôde discutir junto à ministra e aos parlamentares, medidas para frear o avanço da precariedade vivida pelos indígenas nas terras Yanomami.
Nas redes sociais, Denarium afirmou que a reunião foi proveitosa e que, segundo ele, Roraima é um Estado acolhedor.
“Nossa bancada teve direito de fala e ajudou mais ainda no esclarecimento para a ministra em relação aos povos indígenas em Roraima”, disse o governador.
Mesmo tendo sido convocada pela Comissão do Yanomami para prestar depoimento no Senado, após dizer que o governo de Roraima pode estar leniente com os garimpeiros, a ministra disse que o estreitamento de laços é importante para desenvolver soluções.
“Precisamos do apoio da bancada federal e do governador para que possamos discutir soluções, respeitando direitos, dividindo responsabilidade e fazendo com que as soluções dadas sejam boas para todos”, reforçou Guajajara na audiência.
Para o deputado federal, Stélio Dener, a grande preocupação que deve ser observada é que não haja ampliação ou criação de novas áreas indígenas em Roraima pelo percentual que já é próximo de 50%.
“Roraima não suporta mais qualquer nova área indígena e o governo federal tem que assumir suas obrigações junto às áreas já demarcadas. Cuidando do que já é dos indígenas e dos próprios indígenas e dando a oportunidade para que as comunidades se desenvolvam e gerem receita, sustento e respeito ao meio ambiente”, disse Dener.