Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Balanço dos 10 dias da atuação emergencial das Forças Armadas em Petrópolis

Desde o dia 16 de fevereiro de 2022, o Ministério da Defesa (MD), por meio da Diretriz Ministerial nº 1/2022, determinou o emprego temporário e episódico de meios das Forças Armadas em ações de apoio à Defesa Civil na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro (RJ), com o objetivo de mitigar os efeitos das fortes chuvas que atingiram o município de Petrópolis.

Em 10 dias de operação, já foram realizadas aproximadamente 200 ações de apoio à Defesa Civil. Mais de 1.100 militares atuam em coordenação com demais órgãos das esferas municipal, estadual e federal, utilizando cerca de 130 equipamentos, incluindo máquinas pesadas de Engenharia, viaturas e aeronaves.

Desde as primeiras horas, o Exército Brasileiro esteve presente no atendimento à população petropolitana e, nesses dez primeiros dias, já apoiou a Defesa Civil no resgate de 40 vítimas, removeu cerca de 1.200 metros cúbicos de resíduos, como entulho, lama e escombros, que equivalem a mais de 80 caminhões do tipo baú, somando, junto com a Marinha do Brasil, a desobstrução de 37 vias de acesso. A Força Naval já atendeu 1.175 pessoas no Hospital de Campanha, e, juntamente com a Força Aérea Brasileira, que coordena o tráfego aéreo e faz o monitoramento meteorológico, as três Forças – Terrestre, Naval e Aérea – já transportaram mais de 216 toneladas de donativos, incluindo água, alimentos, kits de higiene e material de limpeza.

Em todos esses dias, os militares vêm realizando diversas atividades operacionais e assistenciais. Destacam-se ações de apoio às buscas, desobstrução e limpeza de vias de acesso, remoção de escombros, contenção de encostas, balizamento e controle de trânsito, poda e corte de árvores, reconhecimento e coordenação do espaço aéreo, monitoramento meteorológico, reconhecimento especializado de engenharia com elaboração de cartas temáticas e avaliação técnica de áreas de risco, transporte de donativos, atendimentos médicos, entre outras.

Prosseguimos na missão!

Fonte: Comando Militar do Leste (CML)

Sair da versão mobile