As Forças Armadas e agências apresentam resultados após ações em TIY (Yanomani), em Roraima
Márcia Ximenes Nunes
Nesta terça-feira (27/06), uma coletiva de imprensa realizada em Roraima pelo Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte, com a presença integrada das Forças Armadas, reuniu entidades de segurança públicas federais, agências para prestar informações sobre as ações de auxílio humanitário aos povos da Terra Indígena Yanomami (TIY) e os resultados das medidas preventivas e repressivas na luta contra as atividades ilícitas na zona de fronteira e na TIY.
A ação integrada, iniciada após o Decreto nº 11.575 de 21 de junho de 2023, mobilizou mais de mil militares e profissionais de entidades e instituições públicas. Foram utilizados 15 tipos de aeronaves das Forças Armadas, além de embarcações, lanchas e helicópteros orgânicos. A ação resultou na distribuição de 23.438 cestas básicas, transporte de 270 indígenas, realização de 2.424 consultas médicas, entre outros.
O propósito da ação é combater atividades ilícitas, fornecer assistência humanitária e proteger os recursos naturais na região. Apesar dos obstáculos, como a distância e as condições climáticas adversas, a ação tem demonstrado prontidão e operacionalidade bem-sucedidas.
A Operação, até o momento, resultou na apreensão e/ou neutralização de materiais avaliados em R$ 30.972.825,00, em apreensão de minerais, combustíveis, material de garimpo, dentre outros. A ação continua em progresso, com desdobramentos processuais ainda em análise.
O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e proteção aos povos indígenas, destacando, ainda, a importância do engajamento de toda a sociedade na Defesa da Amazônia Brasileira. A união de esforços empreendidos por todos os segmentos da sociedade, e o esclarecimento de informações contribuem para melhor sensibilizar a população e mobilizar ações efetivas regional e nacionalmente.