Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

As flores são lindas e bem-vindas em todas as estações do ano, conheça a flor do seu mês de aniversário, cada espécie com seu significado pessoal

 

As flores sempre tiveram um símbolo representativo e ao combinarmos com a época certa do ano, principalmente no mês do nosso aniversário, elas acabam se tornando muito especiais e podemos compará-las com a nossa personalidade, de uma maneira cordial e respeitosa.

A flor de aniversário é um símbolo representativo das pessoas que nasceram na época em que a espécie está florescendo. A flor de aniversário referem-se às espécies que estão em pleno crescimento e floração durante um mês específico, de modo que podem ser associadas aos indivíduos nascidos na mesma época. Por conta dos significados de cada flor, é possível entender mais sobre a personalidade dos aniversariantes.

São 12 flores principais que estão distribuídas ao longo do ano. Você pode considerar essa lista como uma maneira de trabalhar o autoconhecimento, como presente para uma pessoa querida ou na escolha de espécies para decorar os ambientes.

 

MÊS DE JANEIRO

A flor de aniversário do mês de janeiro é o cravo, uma espécie que está associada com a ideia de amor, encanto e nobreza. Dessa maneira, representa pessoas que possuem uma personalidade forte, mas são autênticas e bastante racionais, o que as caracteriza como indivíduos com pé no chão. Por conta disso, são excelentes aconselhadores e ajudam a tomar decisões nos momentos desafiadores.

Há mais de 2000 anos, a planta já era utilizada pelos gregos em coroas de cerimónias. Ao longo da história, esta flor tem assumido vários significados – fidelidade matrimonial (Renascimento) e o amor pelos pais (Coreira).

Em Portugal o cravo-vermelho é o símbolo da Revolução dos Cravos (25 de Abril de 1974). Símbolo das mães em vida e os cravos brancos o símbolo das mães que já partiram (Anna Jarvis).

MÊS DE FEVEREIRO

A flor de aniversário do mês de fevereiro é a violeta, um tipo de planta associado à delicadeza. No geral, o seu significado está relacionado com a pureza, ingenuidade, modéstia e inocência. Em contrapartida, as pessoas que têm essa flor associadas ao período de nascimento costumam ser mais reservadas do que propriamente tímidas ou introvertidas.

 

MÊS DE MARÇO      

A flor de aniversário do mês de março é o Narciso. Com usos medicinais, essas flores estão presentes em diversos mitos e lendas urbanas, em especial pela associação com a sorte. As pessoas que nascem nesse período costumam ser criativas, com personalidade cativantes e que prezam pela paz acima de todas as coisas.

A flor narciso está entre as mais famosas de todo o mundo, sendo um tipo de flor bastante conhecido ao longo de toda a história da humanidade. No caso, a flor narciso aparece de maneira ainda mais forte e clara quando se trata da mitologia grega, como a história famosa e conhecida de Narciso. Para quem ainda não sabem, em linhas gerais a história conta que Narciso era muito vaidoso e, no ápice dessa vaidade, chegou a se apaixonar pelo próprio reflexo.

MÊS DE ABRIL

A flor de aniversário do mês de abril é a margarida, flores que representam a pureza, tranquilidade, renovação e transformação. Quem é associado a essa espécie costuma ser misteriosa, sério, pragmático e criterioso em suas atividades. Assim como as margaridas, podem se fechar durante certos períodos para renovar as energias.

A palavra margarida vem do Latim margarita que significa “pérola”. Já na língua inglesa seu nome é traduzido para “daisy”, uma forma alterada da frase “day’s eye” que significa “olho do dia”. Essa tradução por sua vez se encaixa perfeitamente na identidade da flor visto que suas pétalas se fecham durante a noite e voltam a se abrir ao nascer do sol.

MÊS DE MAIO             

A flor de aniversário do mês de maio é a flor de maio, uma espécie que possui diversos tons e uma beleza singular. Comumente, está associada com a felicidade, humildade e afetividade, mesmo que seja uma espécie de cacto. Quem tem essa flor como símbolo do nascimento costuma ser resiliente, forte, intenso e dedicado às suas relações.

MÊS DE JUNHO      

A flor de aniversário do mês de junho é a rosa, uma das espécies mais comuns e complexas na natureza por conta da diversidade das espécies. Como símbolo, representa o amor, a dedicação, o compromisso, a beleza e a paixão. Em relação às pessoas, representa indivíduos românticos que procuram os prazeres da vida, agindo de maneira descompromissada e leve diante das situações.

A rosa (do latim rosa) é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há cerca de 5 000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Celebrada ao longo dos séculos, a rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

MÊS DE JULHO             

A flor de aniversário do mês de julho é o delfino, uma espécie com forma comprida repleta de flores arredondadas. A espécie está associada com a ideia de transparência, felicidade e otimismo. Em complemento, quem nasce nesse período do ano é visto como uma pessoa charmosa, encantadora, carismática e alto astral.

Na língua italiana delfino significa golfinho.. Esse nome era comumente utilizado na Itália medieval para se referir aos nobres que carregavam o brasão de armas com a representação de um golfinho. A origem do nome Delfino é Latim, e é uma variação de Delfim, que também significa Golfinho.

MÊS DE AGOSTO

A flor do aniversário do mês de agosto é o gladíolo, um nome que pode significa espada em latim e refere-se ao formato da planta e suas flores. Por conta da nomenclatura, é associada com a força, integridade, justiça e vitória. As pessoas que nascem nessa época são vistas como indivíduos estudiosos e intelectuais, pois encontram no conhecimento uma forma de crescer.

Os gladíolos flor, também conhecidos como “flor de espada” ou “espada de São Jorge”, são plantas magníficas e exuberantes que adicionam charme e cor a qualquer ambiente. Se você está procurando por algo que se destaque na decoração da sua casa, então os gladíolos são uma ótima escolha!

MÊS DE SETEMBRO       

A flor de aniversário do mês de setembro é a áster, uma espécie conectada com a deusa grega homônima e por isso interpretada como um símbolo de nobreza, força, sabedoria, paciência e delicadeza. As pessoas que nascem com essa flor no período do aniversário são vistas como indivíduos emocionais, comunicadores e proativos.

Enfim, os povos chineses adoravam admirar as estrelas, eles sabiam que a luz dela não era própria, havia uma espécie de interlocutor que a fazia brilhar sobre o vasto céu. Com isso, na busca pela luz que iluminava as estrelas, os chineses acabaram conhecendo a Flor Áster que no seu centro possuía uma cor amarelada que se parecia muito com uma luz as estrelas.

 

MÊS DE OUTUBRO

A flor de aniversário no mês de outubro é a calêndula, que tem propriedades medicinais relacionadas à purificação e limpeza do organismo. Quem tem a calêndula como o símbolo do nascimento é amigável, descontraída e valoriza as relações pessoais em todos os aspectos. A flor de aniversário no mês de novembro é o crisântemo, símbolo da perfeição, concentração e meditação. As pessoas nascidas nessa época são honestas e amáveis, com características altruístas que conquistam os demais com facilidade.

A calêndula é uma flor originária da Europa meridional e da África Central.  A flor é conhecida por abrir suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. A calêndula é uma planta perene que floresce durante quase todo o ano, especialmente na Primavera e no Verão.

MÊS DE NOVEMBRO                 

A flor de aniversário no mês de novembro é o crisântemo, símbolo da perfeição, concentração e meditação. As pessoas nascidas nessa época são honestas e amáveis, com características altruístas que conquistam os demais com facilidade.

O Crisântemo é uma planta tradicional asiática. O nome Crisântemo tem origem grega e significa “flor de ouro”

Esta planta vem sendo cultivada há mais de 2.500 anos na China, estando entre as plantas nobres da China, as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea.

Os budistas levaram o Crisântemo da China para o Japão, no ano 400 d.C. Por ela se parecer com o Sol nascente, acabou se tornando um símbolo do Japão, inclusive o trono do imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”.

 

 

MÊS DE DEZEMBRO

Por fim, a flor de aniversário do último mês do ano é o azevinho, um dos símbolos do Natal. De acordo com a simbologia, representa a defesa, proteção, domesticidade e bem-estar. As pessoas nascidas nesse mês são organizadas, preocupadas com os aspectos de saúde e focadas na promoção do bem-estar.

Já era venerado pelos Celtas: os primeiros registos remontam ao século III a.C. Pensa-se que a espécie era para eles um símbolo de imortalidade e proteção, por se conseguir manter sempre-verde e ter frutos durante os invernos frios e nevados. Mais tarde, os Romanos oferecem-no a Saturno durante as festividades da Saturnália – as festas do solstício de Inverno, entretanto incorporadas no Natal Cristão. Curiosamente, o nome Ilex foi dado pelos Romanos ao azinho (Quercus ilex) e acabou por ser aplicado ao azevinho (por Lineu), devido às semelhanças entre as suas folhas (sendo as da azinheira bastante mais pequenas).

 

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile