Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

As alpargatas Feitio do Alegrete: uma marca que ganhou o mundo

Hoje em dia, as alpargatas Feitio do Alegrete são vendidas em quase 200 municípios espalhados pelo Brasil, mas para entender esse sucesso, vamos conhecer um pouco de sua história.

Foi em uma oficina de concertos em Alegrete, que tudo começou. Ali o jovem Wilson Floriano Pinto Vilaverde, inaugurou seu negócio, com apenas 23 anos.

Alguns anos depois, interrompeu a etapa de consertos e resolveu partir para a fabricação de botas de couro, sua habilidade no manejo do couro garantia produtos de qualidade e assegurava boa clientela.  Acerca de vinte e cinco anos, Wilson resolveu fabricar do produto que até hoje domina amplamente o mercado: as Alpargatas Feitio do Alegrete.

Para atender a demanda, a casa onde residia há 29 anos, sofreu total transformação. O antigo galpão dos fundos, dedicado à confecção dos calçados. invadiu a residência, e por La circulavam cerca de 20 funcionários. Eram eles que davam conta de produzir cerca de 200 pares de alpargatas por dia, até pouco tempo atrás sob o olhar vigilante de Wilson. Nada lhe escapava à conferência, pois sabia que a qualidade do material que produzia, era o que garantia o sucesso.

Infelizmente, Wilson Floriano Pinto Vilaverde veio a falecer no dia 6 de abril de 2009 , ficando à frente de seu negócio seus familiares permanecendo por mais 8 anos, quando em Janeiro de 2017, veio a falecer um dos sócios, encerrando um ciclo da empresa

Quem achou que ficaria sem as melhores alpargatas gaúchas, ficou feliz em saber que os antes funcionários Claudenir da Rosa Oliveira, Mauro Soares Grilo, Ana Paola Coelho Morin e Ribamar de Lima Colin, continuariam o legado de Wilson, recebendo como indenização rescisória o maquinário e a matéria prima. E até hoje continuam produzindo Alpargatas, Botas, Chinelos, Sandálias Femininas entre outros produtos gaúchos.

Com o passar dos meses ao saber que a “Marca Feitio do Alegrete” não era registrada, um de seus sócios foi procurado pela empresa SUPREMA Marcas e Patentes, e assim encaminhou no dia 17 de maio de 2018 o processo de registro, saindo o resultado do processo em abril de 2021.

Nós conversamos com Claudenir Oliveira, para conhecer um pouco de sua trajetória, ele é hoje um dos sócios proprietários da Marca Feitio do Alegrete.

Ele conta que a maior dificuldade quando tomou as rédeas da empresa era o fato da marca Feitio do Alegrete não ser registrada, mas ele correu atrás e o registro saiu, o certificado está para chegar.

Na Feitio do Alegrete, o modelo tradicional em tecido com solado em EVA e corda é o mais vendido, sendo as alpargatas um produto de muita aceitação. “Vendemos para quase todo o país e alguns clientes que moram fora da cidade, estado e até mesmo do país, que quando retornam a Alegrete sempre procuram a fábrica para fazer suas compras e encomendas de amigos.” Diz Claudenir.

Com a chegada da pandemia, se instalou um período muito difícil para todos, Claudenir conta que ficaram aproximadamente 1 ano parados pois com o comercio estava instável, então não se recebia pedido e quando recebia logo era cancelado por conta do fechamento do comercio.

Mesmo com essas dificuldades atuais, e com a história longa desde sua criação, a Marca Feitio do Alegrete continua firme, sendo uma das principais marcas de alpargata do estado, conhecida até mesmo fora do Brasil por seus produtos bonitos e de perfeita qualidade.

 

Sair da versão mobile