Ícone do site Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Apoio às cadeias de suprimentos sustentáveis e resilientes ao clima

Os Estados Unidos estão intensificando esforços para promover cadeias de suprimentos de baixo carbono e sustentáveis no Brasil, com investimentos estratégicos liderados pela USAID e outras agências governamentais.

Agricultura Regenerativa para a Conservação da Amazônia (ARCA)

Com um investimento de 2,8 milhões de dólares, o programa ARCA busca implementar soluções baseadas na natureza para restaurar zonas de amortecimento em torno de unidades de conservação, terras indígenas, quilombolas e assentamentos de reforma agrária no Mato Grosso, Maranhão e Pará. O objetivo é melhorar a gestão de 19 milhões de hectares de terras na região do Arco do Desmatamento, promovendo o uso sustentável da terra, conservação da biodiversidade e resiliência socioambiental. O programa beneficia 40 Territórios Indígenas e Áreas Quilombolas, fortalecendo comunidades tradicionais por meio de inovação e capacitação.

Eficiência no Uso de Fertilizantes

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) lançou o projeto Fertilize for Life, em parceria com instituições brasileiras e americanas, com um financiamento inicial de 1,2 milhão de dólares. Este projeto busca melhorar a eficiência no uso de fertilizantes, contribuindo para a agricultura sustentável, segurança alimentar e redução das emissões de óxido nitroso. Faz parte da Iniciativa Fertilize Right, que promove práticas agrícolas mais ecológicas e produtivas.

Rastreabilidade da Cadeia Pecuária

O Departamento de Estado, em colaboração com a Nature Conservancy (TNC), está destinando 2,5 milhões de dólares para melhorar a rastreabilidade do gado no Brasil, com foco na redução do desmatamento associado à pecuária. O projeto, baseado no Estado do Pará, visa evitar 400 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono por ano e reduzir emissões de metano, ao mesmo tempo em que apoia a indústria a alcançar rastreabilidade total até 2025.

Essas iniciativas sublinham o compromisso dos EUA em fortalecer cadeias de suprimentos resilientes ao clima, promover práticas sustentáveis e apoiar comunidades locais no Brasil.

 

Texto: Beatriz Costa

Imagem: Reprodução/Internet

Sair da versão mobile