Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Antigamente fazíamos muitas brincadeiras e trolagens sobre o dia dos bobos (dia da mentira), 1º de abril, e você conhece a história deste dia?

Muitas brincadeiras eram feitas ao logo da infância sobre o dia dos bobos, todo mundo se divertia bastante, e hoje em dia, tem muitas brincadeiras que envolvem os políticos, claro que algumas verdadeiras não é mesmo.

Brincadeiras como:

– Tu ligava para o telefone de uma pessoa conhecida e pergutava se tinha um fusca cor de gelo na frente da casa, dai a pessoa ia lá e não tinha nada, e vc respondia já derretou e dizia depois, feliz dia dos bobos!

Claro que eram brincadeiras inocentes.

Em muitos países, inclusive no Brasil o 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira, ou Dia dos Bobos. Uma data em que as pessoas costumam pregar peças e contarem histórias falsa para os outros, para se divertirem e no final elas revelam que era uma brincadeira relacionada ao dia.

A origem desse Dia da Mentira é incerta e possui várias teorias relacionadas a data. Sendo que a explicação mais popular remonta à França do século XVI, relacionada à adoção do calendário Gregoriano.

Antes do ano de 1582, o Ano Novo era celebrado no final de março ou início de abril, marcando o fim de semana do Equinócio da primavera. Quando o Papa Gregoriano XIII introduziu o calendário Gregoriano, o início do ano novo foi mudado para 1º de janeiro.

Diz a lenda que aqueles que esqueceram da mudança de data ou recusaram-se a aceitá-la, continuaram a celebrar o Ano Novo durante o período do final de março ao início de abril foram ridicularizados e apelidados de “tolos de abril”.

Foi então, que eles recebiam convites para festas falsas e presentes inúteis, dando origem à tradição de pregar peças nesse dia.

No Brasil, a tradição do Dia da Mentira teve início em 1828, marcada pela publicação do jornal mineiro chamado “A Mentira”. Na sua edição de estreia, datada de 1º de abril, o jornal destacou uma notícia falsa anunciando o falecimento de D. Pedro I em sua capa introduzindo assim a pratica das pegadinhas do dia 1º de abril no país.

Aproveite esse dia e divirta-se com suas mentiras, dê muita risada e faça os outros sorrirem, pois hoje em dia ninguém mais sorri, é difícil de darmos uma risada com alegria. Faça a diferença na vida das pessoas e sorria muito.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile