Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Alimentos não vendidos em feiras de Manaus não seram jogados fora

Desde março de 2019, 100 toneladas de alimentos foram arrecadados em quatro feiras, beneficiando 70 mil famílias

Os alimentos que sobram nas feiras de Manaus vão abastecer entidades sociais. A proposta consta no ‘Programa Estadual de Combate e Prevenção ao Desperdício e a Perda de Alimentos’ que inclui a compra também direto do produtor. O decreto que institui a iniciativa foi assinado pelo governador Wilson Lima nesta terça-feira, 3, na sede da Secretaria de Produção Rural (Sepror).

O objetivo la Lei é de reduzir a insegurança alimentar e nutricional dos amazonenses em situação de vulnerabilidade social, assim como promover a agricultura sustentável.

De acordo com a Sepror, 90 toneladas de frutas e verduras são desperdiçadas nas feiras da capital.

Os produtos são coletados às segundas, quartas e sextas-feiras, armazenados nos caminhões da Sepror  e encaminhados ao Balneário do Sesc, onde fica o Mesa Brasil. Lá é feita a triagem e a distribuição para as instituições cadastradas no banco de dados do programa.

Desde o início do programa, em março de 2019, 100 toneladas de alimentos foram arrecadados em quatro feiras beneficiando 70 mil famílias, informou o secretario da Sepror Petrucio Magalhães Junior.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ), 70% da população do Amazonas vive em situação de insegurança alimentar. Por isso, durante a pandemia de Covid-19, entre abril, maio e junho, foram arrecadas 16 toneladas de alimentos, salientou o governador Wilson Lima.

Texto Dulce Maria Rodriguez

Sair da versão mobile