Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

ALEAM realiza sessão solene em homenagem aos 68 anos do Comando Militar da Amazônia

Para homenagear os 68 anos de fundação do Comando Militar da Amazônia (CMA), um dos pilares de defesa, soberania e apoio às populações na Amazônia Ocidental, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) realizou, nesta terça-feira (29), uma sessão solene no Plenário Ruy Araújo.

A sessão foi resultado do reconhecimento do papel do CMA na região, destacando os valores fundamentais que forjam a instituição, como o compromisso com a defesa e a soberania da Amazônia e o cuidado com os povos originários.

Para o Comandante Militar da Amazônia, General Costa Neves, a homenagem prestada pela ALEAM é uma congratulação significativa a todos os homens e mulheres que, com dedicação, contribuem para a defesa e proteção da Amazônia Ocidental. “A presença do soldado na vastidão verde do território amazônico é essencial para a defesa da pátria e o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais – uma missão subsidiária que ganha relevância nessa região. Agradeço a homenagem da ‘Casa do Povo’, é uma satisfação servir na Amazônia brasileira”, concluiu.

O CMA atua em uma área que abrange uma extensa fronteira e representa cerca de 25% do território nacional. Exercendo a defesa da Amazônia Ocidental, visa garantir a segurança e integridade do território, com ações operacionais e cívico-sociais que auxiliam na proteção e desenvolvimento dos povos originários e das comunidades ribeirinhas localizadas em áreas de difícil acesso.

Durante a solenidade, foi destacada a atuação do CMA, além da defesa territorial. No cenário de seca extrema e estiagem severa, a Força Terrestre, juntamente com as Forças Singulares e agências, têm se mostrado fundamental no apoio à população através da Operação Tucumã, desenvolvendo operações logísticas de ajuda humanitária para suprir as necessidades básicas das comunidades, promovendo acolhimento e assistência em tempos de crise. A ALEAM também destacou o CMA como um aliado fundamental, apoiando o exercício da cidadania durante o pleito eleitoral na Operação Eleições 2024.

A sessão solene reconheceu, em nome da sociedade amazonense, o trabalho desenvolvido pelo CMA, que também recebeu uma moção de aplausos em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol dos poderes constitucionais e da soberania da Amazônia.

 

*CMA

Sair da versão mobile