Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Agrônomos na história: Herbert Bartz

Nascido em Santa Catarina, Herbert Bartz conheceu muito cedo os horrores da guerra pois viveu sua infância na Alemanha, a fome que passou quando criança, despertou nele um desejo de produzir alimentos de qualidade em abundância. Anos depois, quando voltou ao Brasil, ele se tornou agricultor.

A família Bartz comprou então, uma fazenda de café, porém as dificuldades do plantio, os levaram a trocar pela soja, que também não foi nada fácil.

Em uma certa noite de chuva, Herbert assistiu todo seu cultivo ir embora com a chuva. Assim, ele chegou a conclusão que, se não encontrasse uma solução para este problema, em 20 anos ele não teria mais solo para plantar.

Então começou sua saga de pesquisas sobre a situação, o agricultor descobriu que em outros países haviam pesquisas sobre plantar em cima da palha de milho e decidiu viajar para entende-las.

Foi na universidade de Kentuck, nos Estados Unidos, onde conheceu Shirley Philips e Harry Young Jr., pesquisadores que já trabalhavam com plantio direto na palha, com eles ele aprendeu a técnica e encomendou as ferramentas necessárias para trazer o método ao Brasil.

O produtor foi pioneiro no plantio direto (plantar sem arar e revolver o solo), deixando-o protegido e menos suscetível à erosão, ele é considerado o pai do plantio direto no Brasil, revolucionando a agricultura e sendo fundamental para o crescimento do país na área.

Em 2017, mais de 40 anos depois de sua chegada no Brasil, o método, que em 1972 foi utilizado apenas em 180 hectares, alcançou os 33 milhões em todo o país. Isso representa 69,1% das áreas plantadas do Brasil, de acordo com a pesquisa “Soil & Tillage”  da Elsevier, empresa de informações analíticas.

Infelizmente, em janeiro de 2021, Herbert faleceu devido a complicações de uma pneumonia, com 83 anos, ele deixou um legado importante e revolucionário para a agricultura no Brasil.

Sair da versão mobile