Agricultores familiares da Ilha da Marchantaria, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), participaram de capacitação em associativismo e cooperativismo voltada à prestação de contas junto ao Fundo de Promoção Social (FPS). Realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a atividade teve duração de dois dias e foi encerrada nesta quarta-feira (28/08).
A iniciativa atendeu a uma demanda dos membros da Associação Comunitária São Lázaro II, segundo informou a técnica do Idam, Bruna Maia, que também esteve à frente da capacitação, da qual 15 agricultores familiares participaram. Ela acrescentou que a ação teve como objetivo preparar os membros da associação para usufruírem do benefício concedido pelo Governo do Amazonas.
“A capacitação esteve focada em promover aos participantes a prática de como prestar contas após o recebimento de um financiamento por meio do FPS. Com isso, os produtores poderão não apenas usufruir do financiamento, mas, também, evitar quaisquer problemas legais relacionados à prestação”, delineou Bruna.
Fundo de Promoção Social
Criado pela lei n.º 3.584 de 29 de dezembro de 2010, o Fundo de Promoção Social (FPS) é um fundo público, de natureza financeira e vinculado à Casa Civil, cuja finalidade é promover o desenvolvimento da cidadania e a busca da equidade social e econômica.
O Idam oferece assistência técnica para auxiliar organizações de produtores a acessar os recursos do FPS, por meio da elaboração de projetos e, também, capacitando os comunitários para que possam usufruir de seus direitos e cumprirem suas obrigações legais.
Fotos: Divulgação/Idam