Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

ADS credencia indígenas do Alto Solimões para fornecerem itens regionais no Preme

Indígenas dos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, no Alto Solimões, agora fazem parte do quadro de produtores credenciados para fornecer gêneros alimentícios às escolas estaduais do Amazonas, por meio do Preme (Programa de Regionalização da Merenda Escolar).

A data é um marco para o programa realizado pela ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), do Governo do Amazonas, pois é a primeira vez que a agência credencia fornecedores dos municípios, sendo igualmente inédita a participação de indígenas do Alto Solimões.

Em Tabatinga, 53 residentes da terra Tukima Umariaçu, primeira a ser reconhecida como terra indígena no Alto Solimões, segundo dados da Funai (Fundação Nacional do Índio), foram cadastrados para abastecer a Seduc (Secretaria de Estado de Educação e Desporto) com hortifrutis como cheiro verde, pimentão, melancia, banana prata e pacovã, abacaxi, farinha branca e amarela, macaxeira, dentre outros itens regionais já cultivados pela comunidade, que abriga as etnias Kokama e Tikuna.

De acordo com o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, o resultado é fruto de ação iniciada no município no último dia 22 de fevereiro e finalizado na quinta-feira (25/2), onde desembarcou na cidade uma comitiva da agência para a apresentar, além do Preme, o Promove (Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar), que também está com edital aberto com oportunidade de renda aos moveleiros do Amazonas. 

“Essa ação é de fundamental importância, tendo em vista que no ano passado não tivemos nenhum credenciado no município de Tabatinga e esse ano, indo in loco, conseguimos ver a realidade, verificamos um alto número de adesão de indígenas com produção rural. Isso é muito importante. Vai ser de fundamental importância esse diálogo com a Seduc, para que a gente consiga fazer o escoamento da produção rural indígena para as escolas dos municípios. Os demais municípios do Alto Solimões também tiveram ação de credenciamento e isso ajuda e dá credibilidade para o programa, que é o que a gente vem trabalhando para alcançar”, destacou o presidente da ADS.

A lista de habilitados do Preme será disponibilizada semanalmente no site da ADS. Em caso de dúvidas, mais informações podem ser obtidas pelo site www.ads.am.gov.br, pelo telefone:(92) 98802-0481 e, ainda, pelos e-mails acima disponibilizados.

*Com informações da assessoria Fotos: Divulgação/ADS

 

Sair da versão mobile