Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Adaf realiza palestra gratuita para formandos de Medicina Veterinária do Amazonas

Estudantes do último ano de medicina veterinária podem participar da palestra virtual “Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose – Uma oportunidade para Médicos Veterinários”, nesta sexta-feira (18/6), às 9h.

A atividade, gratuita, é uma iniciativa da Adaf (Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas) em parceria com o CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) e instituições de ensino superior de Manaus.

A palestra será ministrada pela coordenadora do Programa no Amazonas, Angélica Martina, na plataforma Teams.

Os inscritos pelo link https://forms.gle/V6gEVZLJQhdreDba6 receberão as instruções de acesso por e-mail, assim como o certificado de participação, após o evento.

Angélica ressalta a importância da atividade, que tem o objetivo de apresentar o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose para os futuros profissionais e, dessa forma, incentivá-los a, quando formados, efetuar o cadastramento que os torna aptos a realizar a vacinação contra a brucelose.

“Os veterinários privados são responsáveis pela vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas contra a brucelose. Então, essa iniciativa é importante para aumentarmos a capilaridade desses profissionais no interior do estado, atendendo a demanda dos produtores e, consequentemente, aumentando o índice vacinal do Amazonas”, explica.

A vacina deve ser administrada somente por médicos veterinários e auxiliares cadastrados devido ao risco de infecção ao ser humano, já que contém cepas de bactérias vivas e atenuadas. A lista com os profissionais habilitados para a aplicação está disponível no site da Adaf (www.adaf.am.gov.br), bastando clicar na aba da Gerência de Defesa Animal e, em seguida, em PNCEBT.

A brucelose é uma doença infecciosa bacteriana que pode ser transmitida de animais para humanos pela ingestão de carne e alimentos lácteos contaminados ou pelo contato direto com secreções de um animal infectado. Os sintomas podem incluir dores articulares e musculares, febre, perda de peso, fadiga, tosse e dor abdominal.

*Com informações da assessoria Fotos: Reprodução e Divulgação 

Sair da versão mobile