Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Açúcar: déficit de 300 mil toneladas é projetado por Rabobank para 2020/21

A mudança resultou de safras acima do esperado, especialmente no Brasil

Líder global em serviços de financiamento para alimentação, agro financiamento e sustentabilidade orientada, o Rabobank estima agora um superávit entre oferta e demanda de 1,8 milhão de toneladas para a temporada 2019/20 (outubro-setembro) em termos globais, ante um déficit projetado no relatório de três meses atrás. A mudança resultou de safras acima do esperado, especialmente no Brasil, onde a colheita da cana neste ano andou de forma muito rápida. Já o consumo global na mesma temporada deve diminuir 1,4%.

 Para 2020/21 , o Robobank estima um déficit de 300 mil toneladas, com os ganhos nas produções sendo compensados por uma recuperação de 1,7 na demanda global de açúcar.

São esperados crescimento nas produções principalmente na Ásia (particularmente na China, Índia e Paquistão), e também na América do Norte, onde as matérias-primas vão se recuperar depois de estiagem no ano anterior. Já a projeção de consumo foi levemente reduzida, diante da segunda onda de Covid.

O Rabobank diz que os pontos a serem observados no curto prazo são a evolução das exportações da Índia, agora que o programa de subsídios está definido, os possíveis impactos do fenômeno La Niña na produção brasileira e os potenciais efeitos benéficos do aumento da disponibilidade de vacinas contra a Covid sobre a recuperação da economia global.

Texto com informações da Agência Safras.

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile