Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Acontece a 18ª Festa do Arroz no Mariano Pinto, no Alegrete, no CTG Sentinela do Ibicuí do dia 7 a 9 de julho

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz em casca do Brasil, na qual ganham destaque os municípios de Uruguaiana, Santa Vitória do Palmar, Itaqui, Alegrete, São Borja, Dom Pedrito, Arroio Grande e São Gabriel, que são responsáveis por 46% da produção gaúcha.

O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Sentinela do Ibicuí é uma entidade tradicionalista do interior do município de Alegrete e realiza a 18ª Festa do Arroz. O CTG foi fundado no dia 21 de abril de 1968.

Por ser uma entidade tradicionalista é muito atuante em sua comunidade rural, na qual já está na 18ª edição da festa do arroz, por acreditar no agro e valorizar as pessoas que trabalham para a economia do município e do Rio Grande do Sul, também resolveram homenagear os produtores locais,  no evento vai ter muitas comidas típicas dos italianos, pois a maioria dos produtores do Mariano Pinto são dessa descendência e produzem arroz.

Entrevistamos a Patroa do CTG Sentinela do Ibicuí, Idelcina Noetzold da Silva, que é a representação da mulher gaúcha  a frente de uma entidade tradicionalista, na qual a cada ano que passa as mulheres estão se sobressaindo cada vez mais nesse meio, assumindo cargos que antigamente eram mais dos peões.

…”Estamos na 18ª Festa do Arroz e o pioneiro e criador desta festa foi o senhor João Precildo Dotta  (in memorian), ele era patrão desta casa quando idealizou esta festa e foi um sucesso. Assumimos o CTG em janeiro de 2023 e estamos realizando novamente esse evento que nunca poderia ter parado. Vamos promover o lazer, conhecimentos, parcerias e socialização no nosso evento.”…

Também entrevistamos  Celeni Viana que é assessor do IRGA em Alegrete.       

…”O IRGA – Instituto Rio Grandense do Arroz, estará integrado ao movimento mais de forma direta, propondo a instituição do memorial que vai ajudar na preservação de uma história tão rica e cheia de boas aventuranças para a região. Preservar memórias é estimular o máximo de pessoas a querer mais e mais para o seu meio, seja ele rural ou urbano, diante disso o Instituto Rio Grandense do Arroz se fará presente no evento, como apoio técnico e estimulador das ações que visem preservar este legado de tantas famílias no local.”…

Qual a importância do arroz para o município do Alegrete?                

…”O arroz tem uma importância incomparável na estrutura de uma cidade e em especial no Alegrete, pois são aproximadamente 48 mil hectares plantados e que representam um retorno formidável de impostos que serão aplicados em outras estruturas municipais como na saúde, educação, infraestrutura e tantas outras. Estudos indicam que somente esta cultura movimenta mais de 780 a 800 milhões por safra fazendo com que outros seguimentos consigam sobreviver como postos combustíveis, oficinas e praças de alimentação, supermercados e funcionários. Portanto o arroz é sustentáculo  para nossa cidade e região.”…

 

 

 

 

“Neste galpão,  sentinela avançado do Ibicuí, buscará abrigo todo o gaúcho, desejoso de manguear, através do sinuelo da honra e da amizade, um futuro onde a história e a tradição se façam presente.”

Escritora

Márcia Ximenes Nunes

Sair da versão mobile