Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Abigeato: um crime recorrente em Alegrete e as atualizações para o seu combate

Abigeato é um crime qualificado de furto que consiste no roubo de animais domesticados em fazendas. No Rio Grande do Sul, é um crime muito comum, principalmente em Alegrete.

O crime ocorre principalmente a noite, pois a escuridão e a falta de vigilância facilitam para a execução de tal. O produto roubado é principalmente vendido clandestinamente para comercialização no varejo, causando problemas não só para a vitima do furto por perder seus animais, mas também para quem ocasionalmente venha a comprar o produto ilegal em condições sanitárias duvidosas.

Em 2018, a Polícia Civil e a 1ª Delegacia de Polícia de Alegrete, através da Operação Boi Gordo, prenderam dois homens, um com 30kg e o outro com mais de 150kg, totalizando cerca de 180kg de carne bovina que foi apreendida. Já em 2019, o número de casos do crime de abigeato no Rio Grande do Sul caiu em 14%, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. Em 2020, a delegada Patrícia Sanchotene lançou o disque-denúncia no combate ao abigeato na Fronteira Oeste.

Neste ano de 2021, foi aprovada com unanimidade uma moção para a instalação de uma delegacia especializada na repressão aos crimes rurais e abigeato. Essa moção promete reforçar a segurança dos produtores rurais e efetivar ainda mais as ações da Polícia Civil. A autora da moção, Firmina Soares, reforçou que a delegacia especializada vai ser estruturada para atender no combate ao abigeato em Alegrete e região.

 

Fontes: Polícia civil do estado do Rio Grande do Sul e Portal Alegrete Tudo

Sair da versão mobile