Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

A sagrada chama olímpica

A chama olímpica é um dos símbolos dos jogos olímpicos, onde evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para entregar aos mortais. Durante a celebração dos jogos olímpicos antigos, em Olímpia, mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições.

Essa tradição foi reintroduzida nos jogos olímpicos de verão de 1928. Nos jogos de 1936, pela primeira vez ocorreu um estafeta de atletas, para transportar uma tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera, em Olímpia, até o estádio Olímpico de Berlim.

A tradição de manter um fogo aceso durante os jogos olímpicos remonta a antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimônias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida, ia até lá o local onde se encontravam os sacerdotes e teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício.

O primeiro atleta responsável por acender a pira olímpica na história foi Fritz Schilgen. (Foto: Reprodução/ acervo O Globo.)

Na cerimônia se acende a chama que marca o início dos jogos, a chama é transferida para uma urna que é levada até ao local do antigo estádio. A chama é usada para acender a tocha olímpica, transportada pelo primeiro atleta que fará o primeiro trecho do revezamento que conduzirá a chama até a cidade-sede das Olimpíadas.

Quando a tocha chega ao seu destino, o atleta acende a pira olímpica, que permanecerá acesa durante toda a competição. A primeira pira olímpica foi em 1928 e surgiu nas Olimpíadas de Amsterdã.

As Olimpíadas começam no dia 23 de julho de 2021, em Tóquio no Japão. Acompanhe e torça por nossos atletas olímpicos, pois eles treinam durante 4 anos para participarem dos jogos e tentarem trazer uma medalha para nosso país, seja ela de bronze, prata ou ouro, é muita dedicação deles, portanto vamos mandar muita energia positiva pra eles, porque irão precisar da nossa torcida verde e amarela.

Márcia Ximenes Nunes

(Escritora)

Sair da versão mobile