Escolher um Pet é uma decisão a se pensar muito antes de tomar, há muitas responsabilidades e cuidados, principalmente se a escolha for por um animal não convencional. Quem opta por esses animais precisa da atenção de um médico veterinário especializado em animais exóticos, é o caso de Dandara do Amaral, 29 anos, Pós-Graduanda em clínica de animais silvestres e exóticos.
Nas palavras da própria “sempre foi um sonho de criança adormecido”, Dandara sempre teve o desejo de ajudar os animais, e não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de cursar veterinária. Já na faculdade, pensava em tratar de espécies não convencionais, pois esse nicho era muito carente na região. Acreditando que toda forma de vida merecia amor, cuidados e respeito, ela decidiu focar sua especialização na área de animais exóticos.
Atualmente, Dandara atende em domicílio e como veterinária volante em clinicas conveniadas, seu trabalho é voltado para clínica de mamíferos, aves e répteis. O mercado em Alegrete, RS, vem crescendo nos últimos anos para essa área.
“Em nossa cidade muitas pessoas possuem pet’s não convencionais, mas a consciência de que estes também precisam de um atendimento médico capacitado é algo recente, penso que a perspectiva é positiva e que cada vez mais as pessoas vão ofertar o cuidado que estes animais necessitam” diz Dandara sobre o assunto.
De acordo com a médica veterinária, cada espécie possui suas particularidades que precisam ser respeitadas, para ela, o trabalho com silvestres e exóticos é um desafio diário e requer muito estudo, pois a fisiologia, a alimentação, o comportamento e até mesmo a manifestações das enfermidades ocorrem de formas diferentes entre as diversas espécies.
Por fim, Dandara deixa uma dica importante para quem deseja adquirir um animal exótico: “Pesquisem antes de adquirir. Conversem com um médico veterinário antes e busquem conhecer as características comportamentais, alimentares, reprodutivas e os hábitos da espécie desejada para ter certeza de que irão se adaptar um ao outro. E principalmente, pesquisem sobre a procedência destes animais, não podemos ser coniventes com o tráfico de animais silvestres, procure sempre por espécies e criadouros legalizados.”