A Maria-mole também é conhecida como flor das almas, mal-me-quer, cravo do campo, flor de finados, vassoura-mole e erva loura, seu nome científico é Senecio Brasilienses Lees, uma planta que pode ser tóxica para humanos e animais, infestante em pastagens e terrenos baldios.
Uma planta tão bonita vista de longe, deixando os campos amarelos de flores, mas infelizmente muito nociva para o gado bovino.
Formam uma paisagem bonita, mas não são nada apreciadas pelos pecuaristas, quando agrupadas na primavera as suas flores amarelas são um paraíso para as abelhas de onde elas colhem o pólen e o néctar.
No Sul do país é uma planta que aparece nos campos, nas estâncias, sendo uma planta tóxica e acaba matando os bovinos e não é uma planta bem-vinda pelos pecuaristas.
Quando o gado se alimenta dela o princípio tóxico faz com que aconteçam necroses no fígado do animal e também lesões nos pulmões levando, muitas vezes e irreversivelmente a óbito.
Segundo muitas pesquisas, a utilização de ovinos em pastoreio com os ovinos, pode ajudar no controle dessa planta, já que os ovinos são mais resistentes que o gado bovino a essa ação tóxica da planta.
É uma grande preocupação para os pecuaristas controlar o desenvolvimento da planta e as alternativas podem ser através de herbicidas (que também pode poluir o meio ambiente) ou a prática da roçada.
Aproximadamente trinta a quarenta e dois mil bovinos morrem por ano por causa da planta no território gaúcho, 50% dos óbitos são por consumo de plantas tóxicas.
Segundo a Medicina Chinesa, popular ou campeira, as folhas secas da Maria-mole são aproveitadas para alguns problemas de saúde, usada através de chás, banhos, cataplasma e pomada. Conheça alguns benefícios:
– Alergias
– Feridas
– Queimaduras
– Diarréia bacterial
– Enterite
– Conjuntivite
– Infecções no trato respiratório
– Anti-inflamatória
– Antioxidante
– Reumatismo
– Dor no ouvido
– Tosse
Obs: Não usar ervas sem orientação de um especialista