Diz à lenda que em uma pequena vila mexicana viveu uma menina pobre que não tinha presente a oferecer a Jesus no dia de Natal. Todos os habitantes da vila andavam a caminho da igreja com seus presentes, mas a menina que não tinha nada a oferecer, decidiu ficar em casa.
A menina estava muito triste, pois não sabia como encontrar um presente para levar a Jesus e foi aí que um Anjo que lhe disse para pegar os ramos de árvores caídos pelas ruas e levá-los à igreja.
O Anjo lhe assegurou que seu presente seria o mais lindo de todos, porque vinha acompanhado do sentimento mais importante de todos, o de Amor.
A menina seguiu as instruções do Anjo, pegou os ramos e os levou consigo para a igreja para oferecê-los como presente. Ela colocou o buquê de ramos perto do altar e começou a rezar.
Os ramos foram se transformando em uma planta com lindas flores vermelhas e foi assim, que segundo a lenda, nasceu a estrela do natal, tal como a conhecemos hoje.
Desde aquele dia, a estrela do natal no México passou a ser chamada de “Flores de la Noce Buena”.
Além da lenda sabemos historicamente que, em 1825, Joel Poinsett, embaixador americano para o México, levou para a América sementes da estrela do natal e assim tornou conhecida esta planta maravilhosa no mundo inteiro.