Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

A fauna do Amazonas é encantadora e a mais linda do mundo

Todos sabem que a fauna amazônica é a mais linda do mundo, incluindo roedores, aves, felinos, quelônios e primatas. Sua bacia hidrográfica possui a maior diversidade de peixes do planeta, entre 2.500 a 3.000 espécies. Vivem na Amazônia 1.300 espécies de pássaros e 300 mamíferos.

Lá encontramos muitos animais exóticos como: o peixe-boi, (mais de 2m de comprimento), ave guará de penas vermelhas e o poraquê, peixe elétrico que libera carga de alta voltagem. Os pesquisadores estão sempre em busca de novas espécies.

Apesar do desmatamento da Amazônia, ela é um dos biomas mais preservados que existem. Encontramos animais que são temidos pelos homens como a onça-pintada e as piranhas-vermelhas. Dizem que o Amazonas guarda o selvagem e o sagrado ao mesmo tempo. O rio Amazonas é o maior rio em volume de água do mundo, também o que tem maior número de espécies. O pirarucu é um dos maiores peixes de água doce, muito apreciado pelas populações ribeirinhas, por causa da maciez e falta de espinhos.

O número de aves chega a 1300 espécies. Temos os tucanos, araras, corujas, garças, gaviões e outras centenas, sendo uma mais linda que a outra. Mas as consideradas mais lindas são o galo da serra, com uma crista laranja em forma de meia-lua, o sete-cores-da-amazônia, com seus verdes e azuis bem vivos e a harpia com seu olhar inquisidor de ave de rapina.

Os mamíferos são cerca de 300 espécies, como a onça-pintada, o macaco-aranha, o peixe-boi e o tamanduá, e estão em riso de extinção.

                                                                                                                                              

 PIRARUCU

O pirarucu é um dos maiores peixes de águas doces fluviais e lacustres do Brasil. Ganhou o nome de “bacalhau da Amazônia”, ele consegue percorrer longas distâncias em terra firme em época de seca, à procura de água, possui um equipamento auxiliar de respiração que lhe permite retirar oxigênio da atmosfera necessário para sua sobrevivência e é um dos maiores peixes que existem.

Escritora

Márcia Ximenes Nunes Chaiben

Sair da versão mobile