A diretoria organizou um evento à altura para festejar data importante na história do aeroclube.
O aeródromo de Flores começou em 1940, quando Álvaro Botelho Maia comprou o terreno e doou ao aeroclube. Em 1953, Assis Chateaubriand doou dois aviões para o Aeroclube do Amazonas tornando-se o maior incentivador do mesmo.
Na tarde de ontem (18) aconteceu uma grande festa respeitando todos os protocolos de segurança contra a covid-19 em comemoração aos 80 anos do Aeroclube do Amazonas no hangar Ítalo Bianco.
A Diretoria do Aeroclube convidou amigos, autoridades, familiares e aviadores, entre eles estava seu Ari Rodrigues e sua esposa Nilziette Rodrigues, seu Ari que também está completando 80 anos chegou no aeroclube com 16 anos e aos 19 tirou o brevê. Ele contou sobre a importância que o aeroclube teve na sua formação.
“Foi muito interessante, me deu outra visão de mundo, porque quando você voa ganha um novo espírito. É muito importante eles lembrarem da data, não deixar morrer a semente”, falou seu Ari.
A cerimônia começou com o salto dos paraquedistas formados na escola de paraquedismo
Em seguida entrou no hangar a figura de Santos Dumont com o 14 bis na mão, representado por Eduardo Araújo, cantor e compositor brasileiro que integrou a Jovem Guarda e estourou com o hit “O Bom”, canção gravada em 1967.
O Presidente do Aeroclube, Luiz Mário Peixoto fez o discurso de agradecimentos a todos os colaboradores e falou sobre a importância de estar comemorando este marco que é os 80 anos do aeroclube.
“Nós estamos comemorando os 80 anos do aeroclube no mesmo local, isso é de importância muito grande pra gente você manter uma instituição viva, atuante, educando e integrando, trazendo conhecimento, divulgando a atividade aeronáutica, levando conhecimento e integração para todo o interior do estado do Amazonas. Então os 80 anos do aeroclube é de uma gratidão muito grande pra gente”, disse o presidente, visivelmente emocionado.
Depois houve a inauguração da praça e placa em homenagem à Carlos Coelho, que foi um dos presidentes do aeroclube que doou sua vida pelo mesmo. Carlos não pôde estar presente, mas sua filha Simone Coelho estava representando o pai e falou da emoção que está sendo para toda a família.
“O meu pai se dedicou anos ao aeroclube, hoje se encontra acamado com alzheimer e eu vim representa-lo porque isso aqui era o gás para ele viver, era o pulmão dele, então ele morria pela aviação, dedicou anos ao aeroclube, foi presidente, fez muito, então ele vivia para a aviação, é a grande paixão dele. Hoje seu estou aqui o representando, os 80 anos e praça em homenagem a ele, então a gente fica muitos gratos, a família está muito feliz e bem emocionada nesse momento”, contou Simone.
Já era noite quando começou as homenagens da diretoria para parceiros que de alguma forma contribuíram ao longo desses 80 anos. Foi entregue o prêmio de “Amigos do Aeroclube”, um dos honrados da noite estava o Jornalista Antonio Ximenes diretor de redação da Revista Voar na Amazônia Brasil e do portal www.agroflorestamazonia.com
Depois das homenagens a festa seguiu para um delicioso jantar, regado por muita música boa o que abrilhantou ainda mais a comemoração.