A 43ª Exposição-feira Agropecuária de Roraima (Expoferr Show 2024) encerrou sua programação ao fim do sábado (9/11), após registrar a visita de cerca de 500 mil pessoas nos cinco dias de muita programação.
Segundo o governo do Estado, foram mais de 70 mil pessoas que prestigiaram diariamente o parque, sendo o recorde de público no sábado, somando cerca de 500 mil pessoas, que aproveitaram para fazer negócios e ainda se divertirem com os mais variados produtos e serviços, dos muitos segmentos de entretenimento, das praças de alimentação, como também do setor de negócios.
Entrega de títulos definitivos
Desde o primeiro dia da Exposição-feira Agropecuária de Roraima, o governador Antonio Denarium entregou mais de 400 títulos definitivos rurais, que somados aos que já foram entregues à população de Roraima somam mais de 20 mil, sendo rural, urbano, distrito industrial e dos conjuntos habitacionais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima). “Aqui na Expoferr é tradição o governador de Roraima, Antônio Denariun, fazer a entrega de títulos definitivos rurais”, afirmou a presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Dilma Costa.
Segundo Dilma, além do governador Antônio Denariun entregar o título definitivo ao agricultor, o trabalho visa a fixação e desenvolvimento do produtor rural e de sua família, com geração de renda.
“O grande diferencial desse governo é que, hoje, as políticas públicas voltadas não visam somente a regularização do imóvel. Tem todo um trabalho estruturante para que esse agricultor possa se fixar na terra com sua família e garantir a sustentabilidade dele. Se dá a terra, a assistência técnica, os instrumentos de plantio, trator, implementos agrícolas, as sementes, os grãos e o apoio na comercialização. Este mesmo trabalho está sendo estendido para as comunidades indígenas. É um trabalho grandioso que está impulsionando o desenvolvimento do Estado e garantido segurança jurídica e sustentabilidade ambiental”, afirmou Dilma.
A presidente do Iteraima ainda destacou que “transferir esse patrimônio ao agricultor é proporcionar que esse produtor cumpra sua função social”. Dilma informou que o produtor rural “não paga nenhum valor pelo título definitivo da propriedade rural de até 100 hectares”. Dilma Costa disse também, que para os imóveis urbanos, o título é entregue após ser registrado no cartório. E para as mulheres chefes de família exitem diversos projetos sociais que o Estado disponibiliza, visando ajudar as trabalhadoras na geração de renda.
Destaque entre os Estados que mais crescem no Brasil
O senador Antonio Mecias Pereira de Jesus, mais conhecido como Mecias de Jesus (Republicanos), disse que essas entregas são fundamentais para o desenvolvimento de Roraima. “Nós temos um governador preocupado com o Estado de Roraima, que, sem dúvida nenhuma, é um dos Estados que mais cresce no Brasil. E isso não se faz sozinho, se faz ao ter apoio de todos, e esse apoio vem do homem do campo, do pequeno empresário, do médio e do grande empresário. E isso é liberdade econômica, que graças a toda equipe de governo, Roraima tem credibilidade no cenário nacional, afirmou o senador Mecias de Jesus.
Políticas Públicas
A Expoferr Show gera oportunidade, pois é a maior plataforma de negócios do Estado de Roraima, destacou o titular da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Márcio Grangeiro, ao destacar a entrega realizada pelo governo de 105 matrizes leiteiras da raça Girolando, que faz parte do programa “Roraima Mais Leite”. Na ocasião, um caminhão frigorífico também foi entregue para a Cooperativa Agropecuária e Agroindustrial dos Piscicultores de Roraima (Coparr).
“Isso vem dar segurança alimentar e nutricional para 21 famílias. Cada uma delas recebeu cinco novilhas meio sangue da raça Girolando, também foram entregues ração para os peixes e um caminhão para a cooperativa de piscicultores, que irá dar garantias da manutenção da qualidade do pescado a ser comercializado por eles, e dá sustentabilidade da produção”, destacou Grangeiro, que ainda acrescentou que a Expoferr é uma feira internacional. “Nós estamos aqui com Barbados, Venezuela e Guiana e Suriname, isso só demonstra a capacidade, a pujança do agronegócio do Estado de Roraima”, disse Márcio Grangeiro.
PIB
O governador Antonio Denariun disse que Roraima está de braços abertos para receber produtores de todo o Brasil, para fazer seus investimentos.
“Com esse trabalho do Governo do Estado e seus parceiros, como no caso do Basa, nós somos o Estado que mais gera empregos formais. Somos o Estado do Brasil que temos o maior crescimento de área plantada do Brasil, o Estado com maior crescimento do rebanho bovino. Isso vem consagrar Roraima como o maior no crescimento do PIB, inclusive, o crescimento do PIB, do Estado de Roraima com o acumulado, inclusive, o crescimento do PIB de Roraima é igual ao PIB da China, o qual é o país que mais cresce no mundo. Nos últimos anos, nós crescemos 30,8% do PIB, e o Brasil cresceu 10%, ou seja, Roraima cresceu mais de 200% da participação com o agronegócio”, afirmou o governador de Roraima.
Textos e fotos: Conceição Melquíades