Agro Floresta Amazônia – Principais Notícias do Agro!

Instituto Transire desenvolve pesquisas com peixes da região

Aulas de culinária com pescados locais fizeram sucesso no estande do Instituto Transire

O Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia da Amazônia é uma  organização de pesquisa e orientação tecnológica. Ele foi criado em 2017, para atender a demanda social do Grupo Transire na região. O investimento inicial realizado foi de R$ 22 milhões. Recurso este proveniente dos 5% de isenção fiscal da receita bruta da empresa.

O instituto desenvolve novas tecnologias para as empresas do grupo e faz pesquisas biotecnológicas para empreendedores locais. Esses estudos são direcionados a soluções para a produção de biodiesel e ração animal, a partir das sobras de peixes e cosméticos, por meio dos resíduos de frutas amazônicas. O instituto também desenvolve ações culturais e educacionais sobre boas práticas alimentares, especialmente no consumo de peixes.

No estande do instituto na 41ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) foram ofertados treinamentos sobre boas práticas de fabricação de alimentos, ministrados pela engenheira de alimentos e, também pesquisadora do Instituto Transire, Viviane Melo.  

“O departamento de Engenharia de Alimentos do instituto desenvolve produtos à base de pescado, como: almôndegas, empanados e linguiças. E fornece treinamento gratuito para microempreendedores e empreendedores sobre preparo e manuseio desses alimentos, para que seus negócios sejam expandidos”, pontuou Viviane Melo.

Arraia

Um dos pratos desenvolvidos e apresentados na feira pelo instituto foi o de moqueca de arraia, uma iguaria pouco apreciada pelo público manauara. “Nós optamos por adicionar ao nosso cardápio demonstrativo a arraia, para desmistificar alguns conceitos negativos que comumente são associados à ela. Queríamos mostrar os benefícios provenientes do consumo da arraia”, disse Viviane.

Receitas

Foram dadas dicas de cortes, conservação e ingredientes para o preparo dos pratos, assim como receitas ensinadas pela jornalista e entusiasta culinária Renata Paula. Os cinco pratos confeccionados com produtos amazônicos: isca de tambaqui com geleia de cupuaçu e farinha de tapioca; caldo amazônico com jambu e tucupi; almôndega de arraia com molho de tomate; moqueca de arraia e; por fim, casquinha de arraia.

Reportagem: Matheus Olivetto; Fotos: William Rezende.

Sair da versão mobile