O leite bovino é um dos produtos mais importantes da agropecuária brasileira, em Alegrete, são produzidos cerca de 15.269 litros anuais. Vamos conhecer as principais raças de gado de leite em Alegrete:
1.Holandesa
A raça Holandesa originalmente Holstein-Friesian, é uma raça europeia especializada na produção de leite e é conhecida como a maior produtora de leite em volume.
Por ser uma raça que possui como origem o clima frio, a exigência dos animais quanto ao clima são altas e a adaptação à climas mais quentes, como os do Rio Grande do Sul, é mais difícil. Entretanto, mesmo com essas exigências, a raça Holandesa é a que mais importa material genético, melhorando assim os índices de produção de leite no país.
A produção varia de acordo com o manejo e os sistemas de produção. As vacas Holandesas são lideres nos mais diversos rankings e podem atingir mais de 50 litros de leite em um mesmo dia. O leite tem como principal característica apresentar baixo teor de gordura.
2.Gir
O Gir é uma raça indiana, sendo uma das mais antigas do planeta. Tem como principal característica a resistência a altas temperaturas com grande produtividade leiteira, longevidade e resistência a parasitas, com grande flexibilidade de cruzamentos, possibilitando gerar outras raças como o Girolando. No Brasil, esta no segundo lugar entre os animais registrados, e é muito apresentada nas exposições agropecuárias.
3. Guzerá
A raça guzerá veio da Índia e é uma das mais populares do Brasil. Antigamente, essa raça era utilizada para arrastar carroças de café além da produção de leite e carne, hoje em dia é mais popular pela produtividade de carne e leite.
É um gado rústico e resiste bem a seca. Suas principais características são o baixo custo de criação e tratamento. Assim como a resistência a altas temperaturas, baixa fertilidade e dupla aptidão, podendo assim ser utilizado tanto na pecuária leiteira quanto na pecuária de corte.
4. Girolando
O Girolando é uma mistura do cruzamento do Gado Holandês com o Gir, com grande produtividade leiteira sendo a campeã em produtividade leiteira entre as raças zebuínas.
Tem como principais características ser resistente a altas temperaturas e ter grande longevidade.
5. Jersey
A raça Jersey é originária da Ilha de Jersey, situada no Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra e esta a mais de 100 anos no Brasil, com lugar de destaque entre os produtores leiteiros.
É conhecida por características como docilidade, rusticidade, precocidade e longevidade reprodutiva, sendo lembrada também pela quantidade de gordura do leite, que fica em torno de 4,7%.
6. Pardo Suiço
O Pardo Suíço é uma das raças mais antigas que existe, adaptações ao longo dos anos fizeram com que o Pardo Suíço se tornasse robusto e autossuficiente.
Por muitos anos o Pardo Suíço foi criado como um animal de dupla aptidão. Porém com os cruzamentos, hoje a raça possui duas linhagens bastante distintas: uma focada na produção de leite e outra de carne. suas principais características são: nas fêmeas apresentam precocidade reprodutiva com taxa de partos sem assistência é de 94,5%, e os machos com 15 meses já podem servir nas estações de monta e permanecem trabalhando por vários anos. Se adaptam facilmente, principalmente em regiões de clima quente.
Este artigo é o terceiro de uma série sobre o cotidiano no campo, fique ligado no portal para acompanhar todas as matérias sobre o assunto.